quinta-feira, 9 de julho de 2009

ARTIGO: Ética X Manipulação

Por Izabelle Felix e Alessandra Koblischek


A comunicação já se modificou muito desde seu surgimento. Atualmente, a impressa, como jornais e revistas, a audiovisual e o mundo virtual estão em alta. A comunicação audiovisual, na maioria das vezes, poupa-nos o esforço da imaginação: o cinema de Hollywood cria a ilusão do movimento real, a TV traz o mundo para dentro da sala e, com ele, as mensagens publicitárias.

Hoje existe uma nova maneira de perceber o planeta. O mundo virtual é sensacional, não há fronteiras: tudo está ligado em rede planetária. Um pequeno aparelho nos dá acesso a todo o universo. Arraial do Cabo, por exemplo, tem seus meios de comunicação, e pode se conectar com qualquer outro lugar do planeta. Porém, os impactos da mídia mudam as relações de trabalho, o aprendizado e a vida social. É necessário rever alguns conceitos, como a liberdade de expressão, e os possíveis artifícios utilizados pelos profissionais dessa área, como para dar a ilusão de realidade.

Afinal, qual é o papel da mídia? Muito se discute sobre a real existência da imparcialidade. Em peças publicitárias e mesmo em discursos editoriais, a maioria das empresas jornalísticas se diz imparcial e neutra. Entretanto, até nos manuais de redação é dito que a neutralidade total nunca será atingida. Até onde será que vai a linha tênue da ética?

Além dos próprios jornalistas terem limitações do que dizer em suas reportagens, a própria formação de cada profissional da área acaba decidindo, muitas vezes de forma enviesada, o que é notícia. Imagina para os leitores que confusão! Não sabem se foi de fato aquilo que ocorreu, não sabem se acreditam, se fingem que acreditam ou se engolem aquilo como verdade.

Vivemos num mundo onde, infelizmente, a manipulação é a forma mais utilizada e, às vezes, nos deixamos convencer por tão pouco. Temos vivido situações delicadas e que precisam de um olhar extremamente atento. Devemos permanecer de olhos abertos, e precisamos analisar cada informação que nos é dada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário