quinta-feira, 9 de julho de 2009

A comunicação é um direito humano desconhecido

Por Many Pereira

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão”. Esse trecho é da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU.

Em 2005, a Câmara dos Deputados realizou um encontro com o tema “Direito Humano à Comunicação: um mundo, muitas vozes”. Deste encontro resultou a Carta de Brasília, que diz:

“A importância do direito humano à comunicação está ligada ao papel da comunicação na construção de identidades, subjetividades e do imaginário da população, e na conformação das relações de poder”.

Ou seja, significa que a comunicação é um direito humano, assim como saúde e educação. É preciso pensar que nem sempre ter acesso a muita informação significa que a pessoa está bem informada. Pode ser que esteja informada apenas daquilo que quem transmitiu a informação quer que ela saiba.

Conferência Nacional em dezembro


Em dezembro de 2009 será realizada no Brasil a 1ª Conferência Nacional de Comunicação com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.

Na audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Rio (ALERJ), no dia 22 de junho, foi ressaltado que somente com a mobilização de todos, imprensa alternativa, movimentos sociais, sindicatos de classe, organizações, enfim, toda a sociedade organizada, a conferência será representativa.

O Cabistão esteve presente na Audiência Pública e entrevistou a representante do Conselho Regional de Psicologia na Comissão Rio Pró-Conferência, Noeli Godoy. Para ela, o principal legado que ficará dessa conferência é a mobilização e a força do movimento social no Brasil. “A possibilidade de discussão da democracia nos meios de comunicação já é um grande avanço, mesmo que não haja grandes mudanças no panorama atual”, avaliou.

A representante do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), Roseli Goffman, falou sobre a dificuldade de mobilização de diversos atores sociais. Para ela, é importante trabalhar com o sentimento de exclusão social, pois “a partir do momento que essas pessoas se sintam incluídas no debate, elas se mobilizarão e passarão a sentir que o direito à comunicação também é delas”.


Mobilização na Região dos Lagos

A Região dos Lagos está planejando sua Conferência Regional. A data prevista é 15 de agosto. A princípio, além de Arraial do Cabo, estão envolvidos os municípios de Saquarema, Maricá, Cabo Frio e Búzios.

FIQUE DE OLHO:


Até o dia 30 de agosto devem ocorrer as conferências municipais/regionais e até 30 de outubro a estadual. Veja em www.rioproconferencia.com.br

3 comentários: